This page is focus in teaching Portuguese speakers to speak English as a Second Language.

Páginas

10 de abril de 2012

Como eu uso a forma -ING como sujeito da frase?



Hi, everyone!
Hoje é dia de olhar de novo um assuntozinho do inglês do qual já falei aqui. O pré-requisito pra dica de hoje é estar por dentro de como usar a forma -ING como sujeito da frase.
Vou dar exemplos sobre isso, pois é uma estrutura que raramente vejo alguém usar.
Vou colocar algumas falas aqui. Onde estão as ações ou atividades aí? Elas não serão necessariamente o sujeito nas frases, mas tem função de substantivo, ou “nome”.
“Olha, tudo isso que você disse… acordar cedo, se aprontar em 15 minutos, tomar café correndo, isso faz parte da rotina de quem trabalha.”
Andar 10 kilômetros não é nada! Experimente correr 10 kilômetros.”
“O primeiro problema dela foi entregar o relatório depois do prazo. O segundo foi não comparecer na reunião de segunda-feira.”
“Se você já gostava de jogar tênis antes, espere até você ver a nova quadra.”
As ações/atividades foram marcadas nos dois primeiros exemplos. E nos outros?
No terceiro, você tem “entregar o relatório depois do prazo” e “não comparecer na reunião de segunda-feira”. Na última, tem “jogar tênis”. Em todos esses exemplos, tempos o ‘nome’ da ação ou atividade em inglês, que em português usamos o infinitivo (-AR, -ER, -IR, -OR) para descrever.
Podemos falar de todas elas usando -ING:
“Look, all the things you mentioned… waking up early, getting ready in 15 minutes, wolfing down your breakfast, that’s part of the routine of people who have a job.”
Walking 10 kilometers is nothing! Try running 10 kilometers.”
“Her first problem was turning in the report after the deadline. Her second problem was not showing up for the meeting on Monday.”
“If you enjoyed playing tennis before, wait till you see the new court.”

Faça progresso

Duas coisas que sugiro pra você estudar:
1) Faça uma lista agora do que você gosta de fazer. Tem que ser atividade.
“I like walking my dog, waking up early and working with a computer.”
Faça uma lista do que você acha difícil de fazer.
“I think that working at home, making your own shoes and writing a book are difficult things to do.”
Você pode fazer essa lista com o que acha fácil, legal, chato, etc.
2) Fique atento/a de agora em diante quando ler e ouvir inglês. Essa estrutura aparece toda hora.

Uma atividade (com vídeo)

Assista um pedacinho de um episódio de Friends no YouTube, onde um dos personagens usa essa estrutura (-ING como substantivo) – assista o vídeo aqui.
Use a transcrição abaixo para ajudar, se precisar.
(Joey) Hi! Hey, who wants pizza?
(Joey) This is great. Can you believe I found this on the second floor?
(Monica) Who is it?
(Officer) NYPD.
(Phoebe) Oh my God!
(Joey) Just a minute, officer!
(Officer) I’m looking for Phoebe Buffay.
(Phoebe) Oh damn, it’s that cop! I can’t believe that he found me!
(Rachel) God, Phoebe, are you gonna go to jail?
(Phoebe) Well, if I’m going down, you guys are going down with me. Harboring a fugitive? That’s one to three years minimum. Good luck, Chandler.

Agora uma pergunta: qual personagem está falando sobre uma ação, e usa a forma -ING?
Responda assim: O personagem ……….. está falando sobre lavar o chão / escovar o dente / sambar / etc.




See ya!

Postagens populares