Em um sistema de escrita alfabética, uma silent letter (letra silenciosa) é uma vogal ou consoante que, em uma palavra especial, não corresponde a qualquer tipo de som na pronúncia da palavra.
Silent letter pode criar problemas para os falantes nativos e não nativos de uma língua, uma vez que torna-se mais difícil de adivinhar as grafias de palavras faladas ou a pronúncia de palavras escritas.
Uma das dificuldades apontadas na ortografia Inglesa é um elevado número de silent letter (letras silenciosas). E os diferentes tipos de "letras" silenciosas ", que apresentam diferentes graus de dificuldade para os leitores e escritores.
Letras auxiliares, que, com outra letra, constituem dígrafos, ou seja, duas letras combinadas, que representam um único fonema. Estes podem ainda ser classificados como os dígrafos "excêntricos", onde o som do dígrafo é diferente daquela de uma das suas letras que a compõem. Estas raramente são considerados "silenciosa".
Há exemplos onde o fonema não tem representação de uma única letra como acontece com as consoantes
Onde a representação de uma só letra padrão usa uma outra letra, como acontece com
Os dígrafos "endocentric", onde o som do dígrafo é a mesma que a de uma das letras de seus constituintes. Estes incluem as consoantes mais duplicadas, como em
Os dígrafos descontínuos cujo segundo elemento é "mágico", por exemplo,
Outros, como
Letras Dummy - que não têm relação com letras vizinhas e não têm correspondência na pronúncia
Algumas letras são inertes, onde a letra tem o som de uma palavra cognata, por exemplo:
Se o cognato é óbvio, pode ajudar os escritores de ortografia, mas aos leitores pode induzir ao erro na pronúncia.
O resto são letras vazias, que nunca tem um som, por exemplo,
A distinção entre dígrafos "endocentric" e letras em branco é um tanto arbitrária. Por exemplo, em palavras como little e bottle pode o
Nem todas as letras silenciosas são completamente redundante:
A letra silenciosa pode distinguir entre palavras homófonas, por exemplo, in / inn; be/ bee; lent/ leant. Esta é uma ajuda para os leitores que já estão familiarizados com ambas as palavras.
A letra silenciosa pode dar uma introspecção sobre o significado ou a origem de uma palavra, por exemplo, vineyard sugere vines mais do que a fonética vinyard seria.
De final
A silent letter (letras silenciosas) surgem de várias maneiras:
A pronúncia muda quando ocorre uma mudança de ortografia. O dígrafo
As distinções dos sons para os estrangeiros podem ser perdidos, como com a distinção entre o bom rho (ρ) e o grosseiro rho (ῥ), no grego antigo, representado por
Os clusters dos consoantes podem ser simplificados, produzindo letras silenciosas, por exemplo em asthma,
Ocasionalmente, as letras são falsamente inseridas na ortografia. O em debt e em doubt foi inserido para refletir cognatos Latinos como debit e dubitable.
Desde que o sotaque e a pronúncia se difere, as letras podem ser em silêncio por alguns oradores (pessoas), mas outros não. Em alguns sotaques,
Um orador pode pronunciar