This page is focus in teaching Portuguese speakers to speak English as a Second Language.

Páginas

24 de outubro de 2009

Mes que comemoramos o dia dos professores no Brasil (15 de outubro).

Mas você sabia que na maioria dos países essa data é comemorada no dia 5 de outubro? - é o World Teachers' Day.
Porém, em algumas culturas onde se fala inglês as datas variam: nos EUA, esse dia é comemorado no dia 6 de maio, dentro da chamada Teacher Appreciation Week.
Na Austrália, a celebração é na última sexta-feira de outubro.

TEACHER OU PROFESSOR?

Nos países de língua inglesa, não é comum chamar o professor de teacher, como fazemos aqui no Brasil ("Professor, posso ir ao banheiro?", "fessô", "profi" etc). Mais formalmente eles usam o sobrenome com pronomes de tratamento ("Mr. Tepper", "Ms. Naspolini" etc) ou, informalmente, pelo nome (Marilia, Elaine, etc). Ou seja, quando estiver falando inglês, especialmente nas aulas, chame seu professor pelo primeiro nome.

Teacher é a palavra mais comum para designar qualquer tipo de professor. Mas saiba que há um tipo de professor que chamamos de professor. São aqueles professores, geralmente universitários, que são de cátedra (uma posição permanente e prestigiada na instituição).
Quer um exemplo para te ajudar a lembrar? Lembre-se do Professor Snape, dos livros/filmes do Harry Potter.

E sabe aquele professor substituto? Nos Estados Unidos temos o substitute teacher; já na Inglaterra ele é chamado de supply teacher.

UM DOS DESAFIOS DA PROFISSÃO

Ser professor com certeza não é tarefa fácil. Um grande desafio que professores (e também pais e diretores) tem enfrentado nas escolas é o chamado bullying, que tem ganhado espaço na mídia e estudos acadêmicos nos últimos anos. O termo é bem específico e, por isso, tem aparecido em inglês mesmo nos nossos textos. Mas, infelizmente, esse triste fenômeno é bem familiar em nossas escolas. Talvez alguns de nós já tenhamos sofrido na pele essa situação... Bully, ou bully boy, é aquele "valentão" que abusa dos garotos menores usando seu tamanho e força.
Assim, bullying é a violência física e/ou psicológica que muitas crianças vivem durante a vida escolar. Mas não quero terminar esse texto com algo ruim. E nada melhor que uma boa aula para nos animar e "alimentar".

Mas não será uma aula qualquer: lecture, em inglês, é aquele tipo de aula dada em grandes universidades por professores de destaque.
Assim, deixo a dica de um vídeo que, além de uma oportunidade para praticar inglês, é literalmente "uma lição de vida": Really Achieving Your Childhood Dreams, por Randy Pausch (1960-2008).

Have a great week!

Postagens populares