This page is focus in teaching Portuguese speakers to speak English as a Second Language.

Páginas

3 de novembro de 2009

Declutter or Clutter

Quem é que já não fez uma limpeza na casa ou no apartamento, daquelas em que a gente joga um monte de coisa fora, ou dá, e reorganiza tudo que sobrou? (se você nunca fez, try it. Feels nice!)

Com o passar do tempo, a casa da gente vai ficando cheia de coisa (our house gets cluttered). Clutter é uma palavra usada para comunicar algo como "um monte de coisa guardada/empilhada/desorganizada que toma espaço, fica no caminho, etc". Sabe quando você abre um armário e tem um monte de coisa lá dentro que você nem sabe o que é? Você pode dizer "There's a lot of clutter in my closet". É muito comum também dizer que um espaço está cluttered (é a qualidade de algo que tem muito clutter): My house / My closet / The garage is so cluttered.


Declutter é acabar com o clutter em algum lugar (na linguagem gramatical, de- é um prefixo que "desfaz" a ação original - ele pode significar outras coisas também).

Vocabulário!

Talvez uma das tarefas mais difíceis no aprendizado de qualquer idioma seja o estudo de vocabulário.
Primeiro, é necessário adquiri-lo. Como? Através de leitura.
Depois, como lembrar das palavras novas que você acabou de ler?
Sugestões! Você pode escolhê-las de acordo com o que tem mais facilidade ou que gosta mais e também combiná-las:
1. À medida que ler um texto e encontrar uma palavra nova, anote-a em um caderno junto à definição do dicionário. Prefira um caderno pequeno ou um bloquinho de anotações. Assim, você pode levá-lo a todo lugar que estiver.
 
2. Prepare uma pasta com diversas “categorias” e organize as novas palavras que aprender através delas. Ex.: Crie categorias como “Emotions”, incluindo palavras como “anger”, “sadness” e “astonishment”.
 
3. Faça mapas mentais das palavras. Em uma folha em branco, coloque no centro um tema. A partir deste tema, abra “ramificações” de palavras relacionadas.

Postagens populares