This page is focus in teaching Portuguese speakers to speak English as a Second Language.

Páginas

8 de maio de 2010

Mother´s Day! Dia das Mães!

O Dia das Mães nasceu nos Estados Unidos. Sua idealizadora foi uma professora norte-americana chamada Anna Jarvis, que nasceu em 1864, na cidade de Webster, estado da Virgínia.

Anna perdeu a mãe, Anna Reeves Jarvis, em 1905. Sofreu muito com essa perda e pensou em estabelecer um dia para homenagear não só a sua, mas todas as mães do mundo. Escreveu então uma carta ao governador do seu estado, sugerindo a comemoração. O governador, William Glasscock, aceitou a sugestão e instituiu oficialmente o Dia das Mães no estado, em 1910. Para homenagear Anna, determinou que as comemorações se dessem no segundo domingo de maio, data próxima do falecimento de sua mãe. Em 1914, a data foi incluída no calendário federal dos Estados Unidos.
Em pouco tempo, a data foi aceita pela maioria dos povos ocidentais, e Anna viu realizado seu sonho.

A comemoração chegou ao Brasil em 1918, através da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Aqui vai algumas expressões com a palavra mother (mãe):

Diligence is the mother of good luck = diligência é a mãe da boa sorte (trabalhe constantemente e terá sucesso)

Expectant mother = mulher grávida

Experience is the mother of wisdom = a experiência é a mãe da sabedoria

Like mother, like daughter = tal mãe, tal filha (em português, tal pai, tal filho)

Necessity is the mother of invention = a necessidade é a mãe da invenção

At your mother’s knee = à (altura) do joelho da mãe (usa-se para dizer que a pessoa era desse tamanho quando aprendeu algo, ou seja, bem pequenina)


Em uma conversa com minha mãe semana passada, ela disse que "Uma das coisas mais linda da vida dela foi ouvir o meu coração bater pela primeira vez". Como é bonito isso, heim?

Eu penso que a verdadeira imagem de mãe deve ser objeto de constante veneração, pois é surpreendente sua capacidade de sacrificar-se pelo bem dos filhos, não tendo outro objetivo tão importante senão a felicidade deles.

Happy Mother's Day a todas as mães e em especial a Clara Naspolini, minha mãe, que para mim é a melhor mãe do mundo!

Mom...

You Are My Sunshine
My only sunshine.
You make me happy
When skies are grey.
You'll never know, dear,
How much I love you.
Please don't take my sunshine away...

("You Are My Sunshine " é uma canção popular do Estado da Louisiana que foi registrada pela primeira vez em 1939 pelo cantor country Jimmie Davis).

Postagens populares