This page is focus in teaching Portuguese speakers to speak English as a Second Language.

Páginas

13 de janeiro de 2010

Os Adjetivos e Preposições

Hello! Saber bem esta parte da língua inglesa com certeza traz muitas vantagens.

Confira alguns exemplos de uso dos adjetivos e preposições:

1. Absent from: Ausente de, não estar em, faltar, etc.
Ex: She was absent from class four times. (Ela faltou à aula quatro vezes.)

2. Addicted to: Viciado em
Ex: Leonda was addicted to gambling. (Leonda era viciada em jogo.)
Ex: Clara’s addicted to chocolate. (Clara é viciada em chocolate.)

3. Afraid of: Com medo de, que tem medo de
Ex: Mari isn’t afraid of anything. (Mari não tem medo de nada.)
Ex: He’s afraid of heights. (Ele tem medo de altura.)

4. Capable of: Capaz de
Ex: He is capable of anything. (Ele é capazes de qualquer coisa.)

5. Crowded with: Lotado de
Ex: Maracana was crowded with people in the World Cup final. (O Maracanã estava lotado de gente na final da copa do mundo.)

6. Excited about: Empolgado com
Ex: We’re really excited about our vacation in Brazil. (Nós estamos muito empolgados com nossas férias no Brasil.)

7. Grateful to: Agradecido, grato a
Ex: I´m very grateful to my mother. (Eu sou muito grata a minha mãe.)

8. Involved in: Envolvido em, com
Ex: They don´t want to get involved in politics. (Eles não querem se envolver com política.)

9. Jealous of: Ciumento, ter ciúmes de
Ex: Elaine´s a jealous girlfriend. (Elaine é uma namorada ciumenta.)

10. Married to: Casado(a) com
Ex: Marcos is married to Marga. (Marcos é casado com Marga.)

11. Satisfied with: Satisfeito com
Ex: They’re never satisfied with the results. (Eles nunca estão satisfeitos com os resultados.)

12. Tired of: Cansado de
Ex: I’m tired of waiting. (Eu estou cansado de esperar.)
Ex: I’m tired of your lies. (Eu estou cansado de suas mentiras.)


Forme uma frase com um dos adjetivos apresentados acima e envie-nos comentários. Aguardo sua participação.

Educação a Distância

Dentro da vastidão de conteúdos disponíveis na internet há espaço cada vez maior para o chamado e-learning: educação a distância baseada na rede. E uma área que progrediu muito nesse mundo novo é a do ensino de idiomas.

Curiosidades e exercícios para quem estuda a língua inglesa, a opção dos cursos virtuais é válida desde que exista uma relação equilibrada entre o interesse do estudante e a didática plataforma de ensino: “muitos sites oferecem lições de gramática com exercícios e alguns exemplos em áudio, o que pode ser muito bom para aprender a mecânica da língua”.

Contudo, para aprender, ganhar fluência mesmo num nível básico de qualquer língua, é necessário ouvir muito o idioma estudado, além de praticá-lo. “Por isso recomendo que o aluno procure sites que apostem na interatividade e permitam que as lições sejam baixadas para ouvir em qualquer lugar e a qualquer hora”. Vale lembrar ainda que, se por um lado você não paga nada, por outro terá que ter disciplina para estudar no computador e não abandonar o curso.

PONTOS POSITIVOS
Dentre as vantagens do sistema “aprenda você mesmo” na internet estão a praticidade de se estudar em casa, gerenciar os próprios horários e, claro, cortar custos. Existem sites que oferecem cursos e são pagos mas, em geral, os gratuitos não ficam atrás.

É o caso do Livemocha rede social desenvolvida para que pessoas do mundo todo ensinem e aprendam, ao mesmo tempo, novas línguas. Você envia dúvidas, seus áudios e seus exercícios para as pessoas da comunidade corrigir, e você acaba também recebendo material de outras pessoas que estão aprendendo alguma língua que você domina.

Veja aqui uma seleção de sites onde você pode aprender uma nova língua:

Livemocha: Aposta em ensinar línguas de forma gratuita através da colaboração entre todos os usuários, que interagem ensinando uns aos outros. Há suporte para conversação e você pode fazer amigos no sistema, afinal, é um “Orkut” para aprender línguas. O Livemocha oferece suporte a mais de 20 idiomas, do inglês ao mandarim.

BBC Brasil: a rede britânica BBC mantém um curso com vídeos, áudios e notícias em inglês. Embora não disponha de exercícios, o site possui lições em vídeo de um personagem, “O Professor”, notícias em tempo real, explicações sobre pronúncia e vocabulário. Pode ser uma ótima alternativa para praticar mais o inglês que você aprende por outros canais. Se você domina o idioma, mas quer aprender um outro, a BBC possui um site que ensina línguas do mundo todo.

Deutsche Welle: trata-se do curso de alemão gratuito promovido pela rede de notícias alemã – equivalente à BBC e seu curso de inglês. A página da DW dispõe de arquivos em áudio, vídeo, textos e exercícios para treinar o alemão em qualquer nível, do mais básico ao avançado, sempre apostando em interatividade. Além disso, há cursos voltados para necessidades específicas, como negócios, viagens e até mesmo dialetos alemães.

Francoclic: é um site para aprender francês desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), na esteira das comemorações do Ano da França no Brasil. O Francoclic possui um acervo completo com diversas modalidades de ensino, todas com lições que contemplam pronúncia, gramática, vocabulário e interpretação textual.

Weblínguas: site idealizado pelo Centro Latino de Línguas (CLL) com cursos completos de inglês, espanhol e francês. Possui bastante conteúdo interativo, propõe exercícios e os envia no seu email. Há também jogos para treinar o vocabulário, lições em áudio e testes. E, como todos os outros sites aqui listados, é tudo gratuito.

Postagens populares