This page is focus in teaching Portuguese speakers to speak English as a Second Language.

Páginas

17 de março de 2010

TO + Verb ING

Como vocês já sabem há verbos em inglês que podem apenas ser seguidos por verbos na forma ING, outros que podem ser seguidos apenas por To + verbo e alguns que podem ser seguidos por ambos.

O verbo que iremos estudar hoje pode ser seguido por ING ou To. Contudo, ao usarmos To ou ING ocorre uma mudança na idéia da frase.

Veja se você consegue perceber alguma diferença entres as frases abaixo:

I remember doing karate when I was a child. Eu me lembro de fazer karatê quando era criança.
I always have to remember to lock the doors before I leave. Eu sempre tenho que me lembrar de trancar as portas antes de sair.
Perceba que remember + ing é usado para se referir a algo que fizemos no passado e agora nos lembramos de ter feito.
I remember doing karate - (Eu fiz karatê e agora me lembro disso)

Já remember + to é usado para falarmos de algo que primeiro temos/tivemos que nos lembrar antes de fazer.

I always have to remember to lock the doors - (Eu sempre tenho que me lembrar de fechar as portas e só depois eu as fecho)
Compare:

I remember sending you the e-mail. (Eu já enviei o e-mail e agora me lembro disso)
Remember to send me the e-mail! (Nesse caso alguém terá primeiro que se lembrar de me enviar o e-mail e aí então fazer isso)
Para ficar fácil é só lembrar que:
remember + to é usado quando falamos de coisas que temos que nos lembrar antes de fazer.
remember + ing é usado quando nos referimos a coisas que já fizemos e depois nos lembramos de ter feito.

O verbo like (gostar) também pode ser seguido por verbos na forma ING ou por TO + verbo. O uso de uma forma ou outra no inglês pode causar uma pequena mudança no que se refere ao significado.

Veja:
I like listening to music. (Eu gosto de ouvir música)
I like to eat out on the weekends. (Eu gosto de comer fora nos finais de semana)
Like + ing é geralmente usado quando falamos que gostamos/não gostamos de algo de forma geral.
I like listening to music. (Gosto de ouvir música de uma forma geral)
Já Like + to é geralmente usado quando estamos expressando nossas preferências sobre algo/uma situação específica.
I like to eat out on the weekends. (Gosto de comer fora nos finais de semana - Estou especificando quando gosto de comer fora)


Aguardo comentários!
esl.online@ymail.com

Postagens populares