This page is focus in teaching Portuguese speakers to speak English as a Second Language.

Páginas

5 de janeiro de 2010

A pronúncia do -ER no fim ou no meio de uma palavra.

Hi, how are you doing?

Hoje apresento atividades para praticar um sonzinho com o qual a maioria das pessoas acaba se acostumando - estes exemplos vão então para quem ainda não incorporou a pronúncia do -ER no fim ou no meio de uma palavra.
Para entender do que estou falando, pense naquela lição que aparece no começo do livro de inglês, e que apresenta o vocabulário de profissões. Várias delas terminam em -ER:
teacher professor
lawyer advogado
engineer engenheiro
driver motorista
farmer fazendeiro

Nas palavras abaixo o -ER aparece no meio ou no fim:
person, termite (cupim), mercy, dinner
Este -ER é pronunciado -ÃR, e não como o "ER" do português - terça, perfeito, vertigem, etc.

TeachÃR e não teachER
PÃRsan e não pERson

Pratique
Diga estas sentenças em voz alta:
My teacher is a nice person. A minha professora é uma pessoa legal
That lawyer is a smart person. Aquele(a) advogado(a) é uma pessoa esperta
My cousin is a lawyer. Meu primo é advogado
My teacher came over for dinner. Minha professora veio jantar na minha casa
He is a lawyer and his father is an engineer. Ele é advogado e o pai dele é engenheiro
There's a driver outside waiting for your mother. Tem um motorista lá fora esperando a sua mãe
My friend Elaine is a great person. Minha amiga Elaine é uma pessoa fantástica
That singer is also a dancer. Aquele cantor também é dançarino
Her brother is an engineer. O irmão dela é engenheiro
Her mother is a homemaker. A mãe dela é dona de casa

Postagens populares