This page is focus in teaching Portuguese speakers to speak English as a Second Language.

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30 de março de 2011

PROVÁVEIS ERROS COM VOGAIS EM INGLES

Estes são provavelmente os erros mais comuns com as vogais do inglês de estudantes cuja língua materna é português.
A) O primeiro problema, e talvez o mais evidente deles, ocorre na área das vogais anteriores altas. Os fonemas /iy/ e /I/ do inglês muito provavelmente serão percebidos e reproduzidos como /i/ do português, neutralizando portanto o único contraste entre palavras como:


beach /biytsh/ - bitch /bItsh/bead /biyd/ - bid /bId/beat /biyt/ - bit /bIt/cheap /tshiyp/ - chip /tshIp/eat /iyt/ - it /It/feel /fiyl/ - fill /fIl/feet /fiyt/ - fit /fIt/green /griyn/ - grin /grIn/heat /hiyt/ - hit /hIt/heel /hiyl/ - hill /hIl/lead /liyd/ - lid /lId/leap /liyp/ - lip /lIp/least /liyst/ - list /lIst/
leave /liyv/ - live /lIv/meal /miyl/ - mill /mIl/neat /niyt/ - knit /nIt/peel /piyl/ - pill /pIl/reach /riytsh/ - rich /rItsh/scheme /skiym/ - skim /skIm/seat /siyt/ - sit /sIt/seek /siyk/ - sick /sIk/sheep /shiyp/ - ship /shIp/sheet /shiyt/ - shit /shIt/sleep /sliyp/ - slip /slIp/steal /stiyl/ - still /stIl/wheel /wiyl/ - will /wIl/


Uma vez que os fonemas /iy/ e /I/ do inglês têm uma carga funcional muito ampla, isto é, ocorrem com muita freqüência como único elemento diferenciador, qualquer neutralização nesta área pode representar um sério problema.


B) Outro problema de provável ocorrência situa-se na área dos fonemas /æ/ e /e/ do inglês. Ambos serão percebidos como /é/ do português, cuja posição de articulação é intermediária, um pouco mais próxima de /e/ do que de /æ/. Este desvio neutraliza o contraste entre palavras como:


bed /bed/ - bad /bæd/beg /beg/ - bag /bæg/dead /ded/ - dad /dæd/end /end/ - and /ænd/flesh /flesh/ - flash /flæsh/gem /dzhem/ - jam /dzhæm/guess /ges/ - gas /gæs/head /hed/ - had /hæd/
lend /lend/ - land /lænd/men /men/ - man /mæn/ met /met/ - mat /mæt/ pen /pen/ - pan /pæn/ said /sed/ - sad /sæd/ send /send/ - sand /sænd/ shell /shel/ - shall /sæl/ then /ðen/ - thanæn/


C) A vogal média-central neutra /ə/ do inglês, especialmente quando tônica, não têm equivalente em português, o que significa possibilidade de erro fonológico em palavras como but /bət/ e rubber /'rəbər/.
Também a forma reduzida e atônica deste fonema, denominada "xevá" ou "xuá", (de alta ocorrência no inglês), representa uma notória dificuldade mesmo a longo prazo. Isto porque no português vogais atônicas não são reduzidas e neutralizadas como em inglês. É muito provável que o aluno brasileiro venha a ser influenciado pela ortografia neste caso. A palavra photographer, por exemplo, poderá vir a ser pronunciada /fô'tógrafêr/ em vez do correto /fə'tagrəfər/.

D) Brasileiros encontrarão dificuldade para distinguir entre os sons de /a/ e /o/ do inglês. Na maioria das vezes /a/ será percebido como /ó/ do português. Este problema é agravado pelo fato de que o fonema /a/ do inglês é muitas vezes representado na ortografia pela letra “o”, a qual freqüentemente corresponde, em português, a /ó/, como na palavra . Sendo /ó/ do português muito parecido com /o/ do inglês, como por exemplo na palavra law, haverá possibilidade de erro fonológico, como nos seguintes exemplos:


collar /'kalər/ - caller /'kolər/
cot /kat/ - caught /kot/ are /ar/ - or /or/


E) Outra área de notória dificuldade para brasileiros é a das vogais posteriores altas. O fonema /u/ do português tem uma posição de articulação intermediária e conseqüentemente um som exatamente intermediário entre /U/ e /uw/ do inglês. O resultado disto é que estes fonemas serão percebidos e reproduzidos como /u/, neutralizando portanto o único contraste entre palavras como:


full /fUl/ - fool /fuwl/
look /lUk/ - Luke /luwk/ pull /pUl/ - pool /puwl/ stood /stUd/ - stewed /stuwd/

FRASES-MODELO PARA PRONÚNCIA DE VOGAIS
Decorar com pronúncia correta um modelo contendo todas as vogais do inglês, pode ser de grande valia para o aluno de inglês. As frases abaixo constituem-se excelentes modelos de pronúncia de vogais.

Lee bit Ray's best hat.
/iy//I//êy/ /e//æ/
Stew pushed Joe off the cot.
/uw//U//ôw//o//ə//a/
She is acing ten classes using the books and notes always honestly.
/iy//I//êy/ /e//æ/ /uw//ə//U//ôw//o/ /a/

Além de portarem o inventário completo de fonemas vogais do inglês, as frases acima os colocam em escalas variando da posição frontal-alta para frontal-baixa no primeiro exemplo, e de posterior-alta para média-baixa no segundo exemplo. A pessoa que tiver decorado totalmente as frases acima, com pronúncia exata, terá sempre à sua disposição a matriz completa das vogais do inglês.

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